Ir para a página principal do site
A convite da SEDEC, reunião do Plano Diretor Participativo integra setor produtivo em Primavera do Leste
O encontro reuniu empresários, representantes do setor produtivo, comerciantes e instituições do município
Fonte: Coordenadoria de Comunicação
Autor: Vilmar Kaizer
Legenda: O encontro marca o início de um alinhamento estratégico para o planejamento futuro do município
Na manhã desta terça-feira, 3, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) sediou uma reunião do Plano Diretor Participativo de Primavera do Leste, a convite da própria secretaria e da Comissão de Revisão do Plano Diretor Participativo. O encontro reuniu empresários, representantes do setor produtivo, comerciantes e instituições do município (CDL e ACIPLE), com o objetivo de promover um momento de escuta e diálogo, permitindo o apontamento de gargalos (pontos fracos), pontos fortes e propostas que possam contribuir para o desenvolvimento econômico e urbano da cidade.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Parente, destacou que o encontro marca o início de um alinhamento estratégico para o planejamento futuro do município. Segundo ele, a proposta é iniciar os trabalhos junto à SEDEC e, na sequência, ampliar o debate para audiências públicas oficiais. “Estamos começando esse trabalho aqui, para alinhar o que queremos planejar para a nossa cidade futuramente. Quando realizarmos a audiência pública na Câmara de Vereadores, vamos precisar muito da ajuda de todos para mobilizar e convocar a população a participar desse processo”, afirmou.
Na sequência, o secretário da Comissão de Revisão do Plano Diretor Participativo, Romualdo Provoznik, explicou que o Plano Diretor deve ser revisado a cada cinco anos, conforme determina a legislação, e que a última revisão aconteceu em 2020. Ele ressaltou o caráter democrático do processo, fundamentado na consulta pública. “O Plano Diretor visa justamente ouvir a população para que o município construa uma legislação de acordo com aquilo que a cidade deseja. A opinião de vocês precisa gerar uma legislação que oriente as políticas públicas”, destacou.
Romualdo explicou ainda que, neste eixo da revisão, o foco está nos setores de indústria e comércio. As contribuições levantadas durante a reunião foram registradas por escrito e serão disponibilizadas no site oficial, bem como serão acompanhadas pelo Ministério Público. Posteriormente, a equipe técnica será responsável por interpretar as propostas e transformá-las em redação legal.
“Esse material se transforma em uma ferramenta importante para que o município busque recursos junto aos governos estadual e federal, além de dar autonomia para o uso de recursos próprios. A expectativa é que essa legislação esteja vigente a partir de 2027, valendo para os próximos cinco anos”, pontuou.
Na oportunidade o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Primavera do Leste, Naudi Rhor, reforçou a importância da participação efetiva do setor produtivo no processo de revisão, alertando para o risco de decisões concentradas em poucos participantes. “Precisamos assumir a responsabilidade e ajudar a elaborar esse plano. Pensar a cidade exige olhar para frente, para o que vai acontecer daqui a 10, 15 ou 20 anos. O que for estruturado aqui vai impactar diretamente o futuro de Primavera do Leste”, destacou.
Ao final do encontro, o secretário Fábio Parente fez uma avaliação positiva da reunião e ressaltou que o diálogo com comerciantes e empresários representa o pontapé inicial para a revisão do Plano Diretor.
“A avaliação que faço dessa reunião é muito positiva. Esse foi o início dos trabalhos dentro do Plano Diretor. Tivemos um bom entendimento por parte dos empresários, das instituições representativas e comércio em geral de que era necessário darrmos esse importante passo”, avaliou.
Ele também se mostra confiante nos resultados que serão alcançados a partir da participação coletiva.
“A Secretaria de Desenvolvimento começou hoje esse trabalho e tenho certeza de que vamos alcançar os objetivos, buscando melhorias para os setores envolvidos e para o desenvolvimento da nossa cidade como um todo”, concluiu.
Outras notícias