Seção de atalhos e links de acessibilidade

Cozinha Comunitária de Primavera do Leste retoma atendimento à população nesta segunda-feira (2)

Neste retorno às atividades, a Cozinha Comunitária reafirma um papel essencial na política de assistência social do município

  • Publicado em 02/02/2026

Fonte: Coordenadoria de Comunicação

Autor: Vilmar Kaizer

Legenda: A Cozinha Comunitária tem capacidade de atendimento que varia entre 250 e 300 refeições diárias, conforme a demanda

A Cozinha Comunitária de Primavera do Leste, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, retomou oficialmente suas atividades nesta segunda-feira, 2, voltando a oferecer alimentação saudável, nutritiva e balanceada à população em situação de vulnerabilidade social. O serviço público tem como principal objetivo garantir segurança alimentar às pessoas de baixa renda e a diversos públicos que necessitam de apoio diário.

Localizada na avenida Florianópolis, entre os beneficiários estão pessoas: de passagem, pequenos produtores que comercializam seus produtos na feira livre, usuários e acompanhantes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), moradores da zona rural, pessoas em tratamento de saúde que comprovem impossibilidade por meio de atestado médico, beneficiários do INSS, aposentados e pensionistas com renda individual de até um salário mínimo que residam sozinhos, ou com renda familiar de até dois salários mínimos.

O valor cobrado por refeição é mínimo e também são atendidos participantes de projetos conveniados da Secretaria Municipal de Assistência Social, pessoas com deficiência física com renda de até um salário mínimo que residam sozinhas, moradores de assentamentos, além de residentes dos bairros Primavera III e Vila Popular. Para ter acesso ao serviço, é necessário comprovar baixa renda, trabalhar nas proximidades da Cozinha Comunitária e não possuir meio próprio de locomoção.

Segundo a coordenadora, Elisângela Lima, para o atendimento, os interessados devem apresentar documentos pessoais para a confecção da carteira da Cozinha Comunitária. "Todos os cadastros fixos passam por avaliação domiciliar realizada pela equipe da Assistência Social, garantindo que o benefício chegue a quem realmente precisa", ressalta.

No caso dos usuários e acompanhantes da UPA, o acesso ocorre por meio de encaminhamento da Secretaria Municipal de Saúde, após atendimento médico. Já os participantes de projetos sociais devem ser encaminhados pelos respectivos coordenadores.

A Cozinha Comunitária tem capacidade de atendimento que varia entre 250 e 300 refeições diárias, conforme a demanda. No retorno das atividades, o cardápio serviu carne de panela, salada, arroz, feijão, polenta, reforçando o compromisso com refeições de qualidade e valor nutricional adequado.

Neste retorno às atividades, a Cozinha Comunitária reafirma um papel essencial na política de assistência social do município, promovendo dignidade, acolhimento e segurança alimentar à população de Primavera do Leste.

cozinha
comunitária
alimentação
refeições
população
Icone CookiesPrivacidade

Active

plugin