Ir para a página principal do site
Cultura e gastronomia movimentam Primavera do Leste durante Festival Gastronômico
Evento promovido pela Prefeitura e SEDEC reuniu público expressivo, fortaleceu empreendedores locais e premiou os pratos mais queridos da edição 2026
Fonte: Coordenadoria de Comunicação
Autor: Raiza Nascimento
O encerramento do 10º Festival Gastronômico “Sabores que Trazem Recordações” foi realizado no último sábado (9), em Primavera do Leste, consolidando mais uma edição de grande sucesso. Durante sete dias, o evento reuniu centenas de pessoas, fortaleceu o comércio local e valorizou a gastronomia regional com pratos criativos e sabores marcantes.
Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Turismo, Comércio e Tecnologia (SEDEC), o festival também contou com uma novidade especial nesta edição: a presença da carreta do MT Ciências, viabilizada através de parceria com a SECITECI, levando conhecimento, tecnologia e interação ao público visitante.
Além da grande participação popular, o festival premiou os destaques nas categorias doce, salgado e regional. As premiações foram de R$ 2.500 para o primeiro lugar e R$ 2 mil para o segundo colocado de cada categoria.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Parente, destacou a importância do festival para fomentar a economia local e valorizar os empreendedores do município.
“O Festival Gastronômico já se tornou uma tradição em Primavera do Leste e neste ano conseguimos unir gastronomia, cultura, entretenimento e conhecimento em um só espaço. Tivemos grande participação da população, visitantes de outras cidades e comerciantes tendo a oportunidade de mostrar seu talento e gerar renda. Esse é o objetivo da gestão: movimentar a economia local e criar oportunidades para os nossos empreendedores”, destacou.
Entre os destaques da edição esteve a participante Sivonete Paula Siqueira, da barraca “Só Prove — O Sabor Caseiro da Cozinha da Si”, vencedora do prêmio de prato mais querido da população. Durante o festival, ela comercializou pratos como batata recheada no pote, “Brasa e Doçura do Cerrado” e “Escondidinho Sertanejo”, conquistando o público e também os jurados.
Sivonete falou sobre a emoção de participar do festival e destacou o impacto positivo nas vendas.
“Foi muito bom, me surpreendi com as vendas. Iniciei minhas atividades em dezembro de 2025, no delivery de quinta a domingo, com uma média de 10 a 15 batatas por final de semana. Já no primeiro dia vendi 68 potes de batatas e 5 escondidinhos”, destacou.
Ela também ressaltou a organização do evento e a receptividade durante toda a programação.
“Gostei da organização do evento, fui muito bem recebida desde a inscrição até a premiação. Na verdade foi tudo uma grande emoção. Nas batatas, no segundo dia, já notei a aceitação do público, mas os escondidinhos foram uma baita surpresa. Quanto ao prato queridinho do público, imaginei que não ganharia, por ter concorrentes veteranos. Ter ganhado foi uma mistura de sentimentos, de reconhecimento pelo meu trabalho e da minha equipe, minhas filhas que trabalham comigo. Fui mais para ter visibilidade e conseguir vender mais, e ganhar realmente foi uma emoção muito grande”, completou.
Confira os vencedores do Festival Gastronômico 2026:
Categoria Prato Doce
1º lugar — Churros da Tita | “Tentação da Rua”
2º lugar — Ivone E. Hipólito – Ops Churros | “Doce de Leite Castanha e Amendoim”
Categoria Prato Salgado
1º lugar — Maria Andreina Villegas | “Arepa de Carne Desfiada”
2º lugar — Sivonete Paula Siqueira – Só Prove | “Escondidinho Sertanejo”
Categoria Prato Regional
1º lugar — Douglas – Império do Crepes | “Santa Macaxeira”
2º lugar — Sivonete Paula Siqueira – Só Prove | “Brasa e Doçura do Cerrado”
A gestão municipal segue incentivando ações que fortalecem a cultura, o turismo, a economia local e valorizam os empreendedores de Primavera do Leste.
Outras notícias
Outras Notícias
11 de Maio de 2026
Secretaria de Saúde reforça importância da vacinação contra a gripe para grupos prioritários
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue intensificando a campanha de vacinação contra a gripe para os grupos prioritários do município. Com a queda das temperaturas, aumenta também a circulação do vírus influenza, principalmente em ambientes fe…