Ir para a página principal do site
Instituto Memória recebe mesa que pertenceu ao primeiro prefeito de Primavera
A mesa usada pelo primeiro prefeito eleito de Primavera do Leste Darnes Egydio Cerutti, objeto perfeitamente preservado e que foi doado ao Instituto pela Prefeitura do Município
Autor: Coordenadoria de Comunicação
O Instituto Memória Professora Nívea Denardi recebeu mais uma importante doação para ser exposto em seu acervo histórico. Dessa vez foi a mesa usada pelo primeiro prefeito eleito de Primavera do Leste Darnes Egydio Cerutti, objeto perfeitamente preservado e que foi doado ao Instituto pela Prefeitura do Município.
A entrega do objeto histórico foi feito pela vice-prefeita Iva Viana e ela manifestou o orgulho em contribuir com a preservação da história da cidade. “Essa mesa é muito importante e quem ganha é a população de Primavera do Leste, porque essa mesa tem uma história, vem da primeira gestão da cidade. Foi nela que o Seu Darnes Cerutti atendeu a população e nós temos que deixar preservada para as futuras gerações saberem quem foi o primeiro prefeito, o que ele fez. Foi uma época muito difícil mas eles fizeram um bom trabalho, todos os gestores, e olha hoje como está linda nossa Primavera. Então, é um orgulho para nós primaverenses. E eu faço parte dessa história e tenho orgulho dessa cidade e dos gestores que passaram”, declarou.
O presidente da Câmara Marco Aurélio Sales também reconheceu a importância histórica da mesa doada para o Instituto Memória. “É uma honra não só para a nossa gestão, mas pata toda Primavera guardar a primeira mesa usada na prefeitura pelo nosso Darnes Cerutti. Para nós, que somos guardiões da história da cidade é mais uma importante aquisição e agradeço ao Executivo por ter guardado e nos ter doado de boa vontade. Isso será parte do nosso acervo histórico para toda a eternidade”, afirmou.
Da mesma forma, o vereador Eraldo Fortes, um dos idealizadores e atual diretor do Instituto reforçou a importância da preservação de objetos como a mesa do primeiro prefeito da cidade. “É mais que uma mesa e com certeza temos que procurar sempre preservar a história de Primavera. Tenho lutado para que seja feito dessa forma e essa mesa significa muito. Ela traz na sua história muita coisa importante: as primeiras decisões, as primeiras leis, os primeiros decretos foram assinados sobre essa mesa”, externou.
A partir de agora, a mesa ficará exposta juntamente com outros objetos e documentos históricos de Primavera do Leste e poderá ser visitada pela população que quiser conhecer mais a respeito da história local.
O Instituto Memória fica anexo ao prédio da Câmara Municipal e foi inaugurado em 5 de maio de 2008 e tem a função de preservar objetos e documentos históricos como forma de preservar a história da cidade. O nome do local homenageia a professora Nívea Denardi, que morou e contribuiu com o desenvolvimento da Educação na cidade por mais de 20 anos e morreu vitimada por um câncer.
Outras notícias
Outras Notícias