Ir para a página principal do site
Laboratório Municipal organiza "mutirão de exames" e alerta à população para que cumpra os agendamentos
Neste dia serão ofertados todos os exames costumeiros de responsabilidade do Laboratório
Fonte: Coordenadoria de Comunicação
Autor: Vilmar Kaizer
Legenda: Todos os exames realizados no próximo sábado são agendados e o paciente já chega ao laboratório com horário definido
No próximo sábado, 06, o Laboratório Municipal da Secretaria de Saúde de Primavera do Leste promove um verdadeiro "mutirão de exames", realizando coletas das 6h às 8h, destinadas exclusivamente aos pacientes que já estão na fila de espera, provenientes das Unidades de Saúde da Família (ESF's) dos bairros primaverenses. Serão ofertados todos os exames costumeiros de responsabilidade do Laboratório, como: hemograma, urina, entre outros. Apenas não serão realizados aqueles executados por empresas terceirizadas.
Todavia, a coordenadora do Laboratório, Tássia Tonon, reforça a importância da atualização cadastral e do compromisso dos pacientes que têm exames agendados. Isso porque todos os atendimentos são previamente organizados por meio da Central de Regulação, que distribui as vagas para as Unidades de Saúde, responsáveis por informar o agendamento aos usuários.
“É essencial que os pacientes mantenham seus cadastros e telefones atualizados nas unidades. Todos os exames realizados no próximo sábado são agendados e o paciente já chega ao laboratório com horário definido”, explica a coordenação.
Ela faz um alerta importante sobre o impacto das ausências, uma vez que atualmente, cerca de 30% dos pacientes não comparecem no dia do exame. “Quando alguém falta sem avisar, impede que outra pessoa seja atendida. A vaga fica ociosa e o paciente que está aguardando poderia ter sido chamado”, ressalta a coordenadora.
Neste caso, se o paciente não puder comparecer, basta comunicar a Unidade de Saúde com antecedência. Com isso, a vaga pode ser repassada para outro usuário e o paciente ausente permanece na fila, podendo ser reagendado conforme disponibilidade. Em situações de imprevistos, dificuldades de locomoção ou orientações insuficientes, especialmente entre pacientes idosos, o laboratório também oferece um prazo de até cinco dias para reagendamento, quando a Unidade comunica a necessidade.
“A gestão e os servidores estão fazendo a sua parte para ampliar o atendimento e reduzir a fila, mas precisamos do compromisso dos pacientes. Imprevistos acontecem, e entendemos isso. O importante é avisar”, reforça a coordenação. O Laboratório Municipal segue trabalhando para garantir mais agilidade, organização e qualidade no atendimento, priorizando sempre o cuidado humanizado e o acesso eficiente à saúde pública.
Outras notícias