Ir para a página principal do site
Lar do Idoso garante acolhimento, dignidade e proteção a idosos em situação de vulnerabilidade
Instituição atende casos encaminhados por determinação judicial e oferece cuidado integral, respeitando a história e os direitos de cada acolhido
Fonte: Coordenadoria de Comunicação
Autor: Coordenadoria de Comunicação
Legenda: De acordo com a coordenadora do Lar do Idoso, Juanita Calmencinc, o acolhimento não ocorre de forma espontânea
O Lar do Idoso de Primavera do Leste desempenha um papel fundamental na política de assistência social do município, oferecendo acolhimento institucional a idosos que tiveram seus direitos violados ou que se encontram em situação de vulnerabilidade social, emocional ou financeira. O trabalho é realizado de forma integrada com a rede de proteção social e segue critérios legais bem definidos.
De acordo com a coordenadora do Lar do Idoso, Juanita Calmencinc, o acolhimento não ocorre de forma espontânea. “O critério é bem simples e muito claro: o acolhimento acontece por determinação judicial. Nós não decidimos quem será acolhido. A nossa função é cuidar, garantir dignidade e oferecer uma condição de vida digna para esses idosos”, explicou.
Segundo a coordenadora, os casos chegam ao Lar por meio do acompanhamento das equipes do CRAS. Em situações mais graves, envolvendo violação de direitos, os idosos são encaminhados ao CREAS, que notifica o Ministério Público. A partir disso, é realizado um estudo social para avaliar a real necessidade do acolhimento institucional.
“Atendemos idosos que não têm mais familiares, idosos muito longevos ou aqueles cujos familiares também são idosos e não conseguem oferecer os cuidados necessários, especialmente quando se trata de pessoas acamadas que precisam de assistência 24 horas”, destacou Juanita.
Atualmente, o Lar do Idoso não possui vagas disponíveis, mas já existe um projeto em andamento para a construção de uma nova unidade, o que permitirá a ampliação do número de acolhimentos. A iniciativa considera o envelhecimento acelerado da população e as mudanças no perfil familiar. “Muitas pessoas optaram por não ter filhos ou não constituíram família e, ao chegarem à terceira idade, não têm quem cuide delas. Esses são os idosos que precisarão cada vez mais desse tipo de serviço”, pontuou.
Além dos cuidados diários, o Lar do Idoso busca fortalecer os vínculos afetivos e sociais dos acolhidos. Aqueles que possuem familiares recebem visitas e participam de momentos especiais, como almoços comemorativos de Páscoa e Natal. Já os idosos que não têm família contam com o apoio de amigos e da comunidade, que frequentemente realizam visitas à instituição.
“Quando o idoso sofre uma violação de direitos, algo muito valioso é retirado dele: a dignidade. Aqui, nós devolvemos isso. Oferecemos cuidado, respeito, carinho e uma estrutura adequada para que eles vivam essa fase da vida com tranquilidade”, concluiu a coordenadora.
Outras notícias
Outras Notícias
30 de Dezembro de 2025
Nota Oficial - Finalização do Gramado no Cerradão
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria de Esportes, informa que as obras de implantação do novo gramado do Estádio Antônio Santo Renosto (Cerradão) registraram um pequeno atraso em relação ao cronograma inicialmente previsto, provocado exclusivamente por condições climáti…