Seção de atalhos e links de acessibilidade

Pit stop na avenida Porto Alegre marca ações do Setembro Verde em Primavera do Leste

A Campanha está relacionada a dois temas: pessoas com deficiência e também a doação de órgãos

  • Publicado em 19/09/2025
  • Atualizado em 19/09/2025

Fonte: Coordenadoria de Comunicação

Autor: Vilmar Kaizer

Legenda: A ação realizada na avenida Porto Alegre mobilizou dezenas de pessoas e atingiu condutores de veículos

Na manhã desta sexta-feira, 19, a equipe da Secretaria de Assistência Social de Primavera do Leste realizou um pit stop de conscientização em alusão à Campanha Setembro Verde. A mobilização aconteceu na avenida Porto Alegre e contou com a participação de professores da rede municipal e alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Durante cerca de uma hora, foram distribuídos panfletos informativos sobre o tema, celebrado oficialmente em 21 de setembro (Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência).

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Bruna Bonotto, a ação reforça a importância de combater o preconceito e garantir os direitos dessa população. “O pit stop vem para auxiliar na luta pelos direitos da pessoa com deficiência. A ideia é trazer à tona esses direitos e, principalmente, acabar com o capacitismo, que é o ato de discriminar ou reduzir alguém por ter algum tipo de deficiência”, explicou.

Mas esse trabalho é feito de forma rotineira ao longo do ano e Bruna destaca ainda que o CREAS é uma unidade que atende vítimas de violações de direito em todas as idades, entre elas pessoas com deficiência. “Acolhemos desde crianças até adultos. E entre as pessoas que a gente atende, vítimas de violações de direito, estão as pessoas com deficiência”, pontua.

Já o coordenador do Centro de Reabilitação, fisioterapeuta Elias Frota, ressaltou que a campanha amplia a visibilidade e fortalece a inclusão social. “A sociedade precisa entender que as pessoas com deficiência necessitam estar incluídas no dia a dia. Só há essa visibilidade quando realizamos eventos que mostram a importância desse ato”, afirmou.

Segundo o coordenador, estudos realizados por ele, por meio do Centro de Reabilitação em Primavera do Leste apontam que muitas pessoas com deficiência ainda sentem dificuldades de inclusão, tanto no mercado de trabalho quanto no lazer. “Há necessidade de mais promoções como essa que está sendo feita hoje”, concluiu.

O Setembro Verde reúne duas campanhas de grande relevância: uma voltada para a inclusão e valorização da pessoa com deficiência e outra que incentiva a doação de órgãos, estimulando o diálogo entre famílias para ajudar a reduzir a fila de espera por transplantes (27 de setembro).

luta da pessoa com deficiência
setembro verde
secretaria de assistência social
educação
apae
alunos
inclusão
creas
Icone CookiesPrivacidade

Active

plugin