Ir para a página principal do site
Prefeitura inicia estudos para definir futuro da antiga estação de tratamento de esgoto de Primavera do Leste
Reunião entre SEMMA, Águas de Primavera e AGIRF marca o início do planejamento para a recuperação e utilização da área após a desativação da antiga ETE.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação
Autor: Raiza Nascimento
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizou na manhã desta quinta-feira (2) uma reunião com representantes da concessionária Águas de Primavera e da Agência de Regulação e Fiscalização. (AGIRF) para discutir o futuro da área onde atualmente está localizada a antiga Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Com a entrada em operação da nova Estação de Tratamento de Esgoto Ribeirão dos Perdidos, inaugurada recentemente, a antiga unidade será desativada, encerrando uma estrutura que, ao longo dos anos, passou a ficar cercada pela expansão urbana e foi alvo de constantes reclamações da população em razão dos odores.
Durante o encontro, foram apresentadas propostas para a futura utilização da área. Os projetos ainda serão analisados tecnicamente e deverão passar por estudos ambientais antes que qualquer intervenção seja iniciada.
Entre os levantamentos previstos está a realização da batimetria, estudo responsável por medir a profundidade e mapear o relevo do fundo de corpos d’água. A técnica é fundamental para avaliar as condições ambientais da área, identificar possíveis processos de assoreamento e subsidiar o planejamento de futuras intervenções.
Os estudos também servirão de base para o licenciamento ambiental e para a elaboração de um projeto que garanta a recuperação da área de forma sustentável, respeitando as características ambientais do local.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Rocha, todo o processo será conduzido com planejamento e responsabilidade.
“Estamos tratando de uma área muito importante para o município, inserida no Parque Raízes das Águas. Por isso, todo o projeto precisa ser cuidadosamente planejado, com base em estudos técnicos e ambientais, para que possamos entregar um espaço que beneficie tanto a população quanto o meio ambiente. Nosso objetivo é construir uma solução bonita, sustentável e que valorize esse importante patrimônio ambiental de Primavera do Leste.”
Nos próximos dias, a concessionária iniciará os estudos técnicos necessários para subsidiar a elaboração do projeto. A iniciativa representa mais uma etapa do processo de modernização do sistema de saneamento de Primavera do Leste, aliando desenvolvimento urbano, preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida da população.
Outras notícias
Outras Notícias
02 de Julho de 2026
Prefeitura entrega reforma e ampliação do Centro de Reabilitação e avança na busca pela habilitação…
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta quarta-feira (1º) a entrega oficial da reforma e ampliação da Unidade Descentralizada de Reabilitação Gervásio Pinto Pereira, o Centro de Reabilitação do município. A obra representa mais u…