Ir para a página principal do site
Prefeitura promove Simpósio para fortalecer a saúde mental como compromisso coletivo
Fonte: Coordenadoria de Comunicação
Autor: Coordenadoria de Comunicação
Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio) e como parte das comemorações do aniversário da cidade, a Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), realiza o 2º Simpósio de Saúde Mental. O evento será no dia 20 de maio, no Auditório do Primacredi, das 07h às 17h, com o tema: “Cuidar de Si e do Outro: Saúde Mental como Ato Coletivo.”
O simpósio chega à sua segunda edição como um espaço de formação, escuta e construção coletiva. Ele reúne profissionais da saúde, estudantes, usuários do SUS e comunidade em geral para debater práticas de cuidado, trocar experiências e fortalecer a rede de apoio em saúde mental.
Conforme a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Nátalye Wagner é importante falar sobre saúde mental porque ela faz parte da nossa constituição enquanto seres humanos. “Não existe saúde mental sem considerar a saúde física, biológica, econômica. A saúde mental é uma necessidade crescente — não só em Primavera, mas em todo o Brasil e no mundo”, destaca.
Ela ainda destaca que dentro desse cenário é preciso de espaços de escuta, formação e articulação, que envolvam não apenas profissionais da saúde, mas também usuários do SUS, representantes de outras secretarias, estudantes e a comunidade como um todo. “O simpósio surge justamente com esse propósito: fortalecer a nossa rede de apoio em saúde mental, promover discussões significativas, trocar saberes e propor práticas que nos façam refletir sobre estratégias concretas para fomentar a saúde mental coletiva e melhorar a qualidade de vida de todos”, informa.
Programação inclui palestras, oficinas e apresentações culturais
A programação é dinâmica e contempla diversos olhares sobre a saúde mental. Entre os destaques:
Palestra Inaugural com a psicóloga Gabriela Palomo Felizado:
“O Cuidado como Prática Cotidiana: Saúde Mental para Além dos Consultórios.”
Palestra com a psicóloga Karla Brunna:
“Saúde Mental como Pilar da Gestão de Pessoas.”
Debate com o médico do CAPS, Ari Provin Junior:
“Ritmos Biológicos na Promoção da Saúde Mental.”
Oficina interativa com a psicóloga Dafne Uhde:
“Cartas & Ritmo: um encontro com o cuidado cotidiano.”
Além disso, haverá apresentação artística da Escola Municipal de Dança e momentos de integração entre os participantes.
Inscreva-se já!
Links
Links
Outras notícias
Outras Notícias