Seção de atalhos e links de acessibilidade

Primavera do Leste adere ao Projeto “Casamento Abençoado”, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes

Com a adesão confirmada, o município iniciará o processo técnico interno, que será conduzido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelas quatro unidades de CRAS

  • Publicado em 20/11/2025
  • Atualizado em 20/11/2025

Fonte: Coordenadoria de Comunicação

Autor: Vilmar Kaizer

Legenda: A apresentação do programa ao município foi feita pela equipe da Secretaria de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva

A Prefeitura de Primavera do Leste oficializou nesta quarta-feira, 19, a adesão ao Projeto “Casamento Abençoado”, iniciativa do Governo de Mato Grosso idealizada pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, que tem promovido a formalização gratuita da união civil de casais em situação de vulnerabilidade social.

A apresentação do programa ao município foi feita pela equipe da Secretaria de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) de Mato Grosso, chefiada pelo Secretário Adjunto, Emerson Santana. Na oportunidade, em reunião na prefeitura, ele fez uma explanação ao prefeito, vice-prefeita, secretária municipal de Assistência Social e integrantes da equipe, chefe de gabinete, bem como a alguns vereadores.

O prefeito Sérgio Machnic agradeceu o convite e destacou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Agradeço à nossa primeira-dama Virginia Mendes por esta oportunidade. É um projeto que fortalece famílias, amplia direitos e traz dignidade aos casais que sonham em oficializar sua união. Primavera do Leste recebe essa iniciativa de braços abertos e com certeza vamos fazer o possível para reunir o maior número de casais possíveis, para que possam se beneficiar desta iniciativa”, avaliou o gestor.

A secretária municipal de Assistência Social, Alexssandra Ziliotto ressalta que o projeto “garante gratuidade no processo de habilitação e no casamento civil, beneficiando famílias acompanhadas pelos CRAS, mas também atende a outros munícipes que atendam aos critérios de vulnerabilidade definidos pela Setasc”. Segundo ela essa é uma oportunidade para regularizar uniões estáveis de longa data, fortalecer vínculos familiares e superar barreiras financeiras que historicamente impedem muitos casais de formalizar o matrimônio.

Durante a apresentação, o secretário adjunto reforçou que o “Casamento Abençoado” já transformou vidas em edições anteriores realizadas em Cuiabá, e agora avança para novos municípios por meio da articulação com as prefeituras e suas estruturas de assistência social. A inclusão de Primavera do Leste representa o fortalecimento da parceria institucional e amplia a visibilidade do trabalho social realizado no município.

O secretário destacou que “com muita alegria estamos aqui em Primavera do Leste para apresentar o projeto Casamento Abençoado. Fomos muito bem acolhidos pelo prefeito, que aderiu ao projeto idealizado pela primeira-dama, Virginia Mendes. O município vai participar do Casamento Abençoado do Vale do Rio Cuiabá, que acontecerá na capital, no ginásio Aecim Tocantins. Vários casais de Primavera do Leste estarão presentes, oficializando sua união e dando o seu ‘sim’ durante a cerimônia”.

Com a adesão confirmada, o município iniciará o processo técnico interno, que será conduzido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e pelas quatro unidades de CRAS: Primavera III, Tuiuiú, São José e Novo Horizonte. Esses locais serão responsáveis pela triagem, documentação e organização dos casais interessados, em conformidade com o checklist enviado pelo Estado e com o apoio dos cartórios locais.

setasc
assistência social
cras
casamento abençoado
primeira dama virgínia mendes
Icone CookiesPrivacidade

Active

plugin