Ir para a página principal do site
Primavera do Leste amplia capacidade do laboratório da UPA 24 Horas para atender aumento da demanda no fim de ano
Exames laboratoriais mais procurados neste período estão relacionados à função renal, glicemia e função hepática; nova estrutura física permitirá ampliação dos atendimentos em 2025
Fonte: Coordenadoria de Comunicação
Autor: Coordenadoria de Comunicação
Legenda: neste período é comum que pacientes atendidos anteriormente pelas Estratégias de Saúde da Família busquem atendimento diretamente na UPA
Com a chegada do final de ano e os recessos nas unidades básicas de saúde, a UPA 24 Horas de Primavera do Leste registra um aumento significativo na procura por atendimentos e, consequentemente, por exames laboratoriais. O laboratório da unidade funciona como suporte essencial tanto para casos de urgência e emergência quanto para pacientes em acompanhamento clínico.
De acordo com a bioquímica Rúbia Vissoto, neste período é comum que pacientes atendidos anteriormente pelas Estratégias de Saúde da Família busquem atendimento diretamente na UPA, o que amplia a demanda diária de exames.
“O que acontece no final do ano é que, com o recesso nas unidades de saúde, muitos pacientes acabam vindo para a UPA. Aqui atendemos diversas demandas, desde pacientes que entram pelo box de emergência, que necessitam de exames mais críticos, até aqueles que passam por consulta médica e também os pacientes internados, que realizam exames diariamente conforme solicitação médica”, explicou.
Entre os exames mais solicitados neste período estão os de avaliação da função renal, como ureia e creatinina, além da glicemia, utilizada para identificar ou monitorar casos de diabetes. Também são frequentes os exames de função hepática, como TGO e TGP, fundamentais para avaliação do fígado.
“Esses exames são os mais comuns porque ajudam o médico a avaliar rapidamente o estado clínico do paciente e direcionar o tratamento de forma segura”, destacou a bioquímica.
Rúbia Vissoto também ressaltou que, posteriormente, quando for inaugurado o novo Laboratório Central, o laboratório da UPA passará por um processo de reorganização que permitirá a ampliação dos atendimentos. As duas unidades de laboratório passarão a funcionar em anexo, mantendo o atendimento da UPA e criando uma nova sede destinada aos exames dos pacientes encaminhados pelas unidades de saúde.
“A UPA continuará funcionando normalmente, mas teremos uma nova sede para atender os exames vindos das unidades. Para o próximo ano, a expectativa é de aumento da rotina de exames justamente por conta da ampliação da estrutura física, o que vai melhorar ainda mais a capacidade de atendimento à população”, finalizou.
Outras notícias
Outras Notícias
01 de Fevereiro de 2026
Movimentação empresarial em Primavera do Leste atinge patamar histórico em 2025
A Prefeitura de Primavera do Leste informa que o município encerrou o ano de 2025 com um dos maiores volumes de movimentação empresarial de sua história recente. Dados do sistema Planaleste, da Secretaria Municipal de Receita, apontam que mais de 300 novas empresas foram formalmente instalad…