Ir para a página principal do site
Primavera do Leste avança para transformar Farmácia Viva em referência nacional em práticas integrativas
Pesquisadora da Fiocruz e representante da Saúde do Estado visitaram o município para conhecer a iniciativa e avaliar o potencial do projeto desenvolvido pela gestão municipal
Fonte: Coordenadoria de Comunicação
Autor: Raiza Nascimento
O prefeito de Primavera do Leste, Sérgio Machnic, acompanhado da secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, e da equipe da pasta, recebeu na manhã desta quarta-feira (2) a pesquisadora da Fiocruz e coordenadora nacional do projeto de estruturação das Farmácias Vivas, Islândia Carvalho, e a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde do Estado de Mato Grosso, Rosienne Rosa Pires.
O encontro teve como objetivo apresentar a estrutura e o trabalho desenvolvido pela Farmácia Viva de Primavera do Leste, que já é considerada referência no Estado. Durante a visita, Islândia avaliou o potencial da iniciativa local para se tornar um centro de referência nacional em práticas integrativas e destacou que Primavera do Leste foi selecionada como campo de estudo, podendo servir como modelo para a formalização e implementação do projeto em outros municípios e estados brasileiros.
De acordo com a pesquisadora, o diferencial da Farmácia Viva não está apenas no fornecimento de medicamentos naturais, mas principalmente na proposta de promover o cuidado integral do indivíduo, integrando práticas de saúde e o uso responsável de plantas medicinais e fitoterápicos.
Islândia também ressaltou que o apoio da gestão municipal é fundamental para garantir a estruturação e a continuidade do projeto.
“Realizamos este encontro com o prefeito a fim de apoiar a estruturação da Farmácia Viva do município. O intuito é consolidá-la como uma referência regional e local no cuidado à saúde por meio da fitoterapia, fornecendo o suporte necessário para o desenvolvimento da produção de fitoterápicos na região.”
A pesquisadora apontou ainda três aspectos considerados fundamentais para o sucesso e a continuidade da iniciativa: apoio político, suporte técnico especializado e possibilidade de apoio financeiro.
“A necessidade de apoio político é fundamental e aqui vimos que o prefeito abraçou a causa. Isso é muito importante: ter um gestor que acredita na saúde. Também é necessário um projeto de lei que garanta que esse projeto fique intacto, independentemente da gestão da iniciativa, além do suporte técnico especializado para a estruturação e compra de equipamentos e a possibilidade de apoio financeiro.”
Para Islândia, o projeto desenvolvido em Primavera do Leste apresenta características que podem permitir sua utilização como modelo para outras regiões do país.
“O projeto de Primavera é visto como promissor, com potencial para servir de modelo de implementação para todo o Brasil.”
A secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, destacou que a visita representa uma oportunidade de aprendizado e aprimoramento para a equipe, além de reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido no município.
“Esta visita é uma oportunidade valiosa de aprendizado e aprimoramento. Temos a humildade de reconhecer que ainda há muito a evoluir, mas mantemos a convicção de que estamos fazendo a diferença na vida das pessoas e nos orgulhamos do trabalho que tem sido realizado. Este é apenas o início.”
Laura também ressaltou o apoio recebido da atual gestão municipal para que projetos voltados à saúde pudessem avançar.
“Agradeço ao Sr. Sérgio, um homem de imensa humanidade e acessibilidade. Lembro-me de quando a Dra. Lírio, após anos de tentativas frustradas de colocar em prática o seu propósito, encontrou em sua gestão, Sr. Sérgio, o acolhimento necessário. O senhor abriu as portas e nos permitiu transformar esse sonho em realidade.”
A coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde do Estado de Mato Grosso, Rosienne Rosa Pires, também destacou a importância do encontro para o fortalecimento da Farmácia Viva e de outras iniciativas de promoção da saúde desenvolvidas no município.
“Este encontro é fundamental, pois marca o avanço do processo de implementação da Farmácia Viva no município. Considerando a crescente expansão deste projeto em âmbito nacional, Primavera do Leste se consolidará como uma referência para todo o estado de Mato Grosso.”
Rosienne ressaltou ainda a presença da representante da Fiocruz e integrante do Observatório PICS, que conduz um estudo relacionado à regulamentação técnica das plantas medicinais utilizadas na Farmácia Viva.
“Estamos muito satisfeitos com a presença da representante da Fiocruz, Islândia, integrante do Observatório PICS, que conduz um estudo sobre a regulamentação técnica das plantas medicinais para a Farmácia Viva.”
Durante a visita, a coordenadora também parabenizou a Secretaria Municipal de Saúde pelo desenvolvimento de outras ações de promoção da saúde, com destaque para o projeto Florescer, ressaltando os relatos dos usuários sobre os impactos positivos da iniciativa.
“É motivo de grande alegria acompanhar o desenvolvimento dos projetos locais. Gostaria de parabenizar a Secretaria Municipal de Saúde pelo excelente trabalho realizado no projeto ‘Florescer’. Foi gratificante ouvir os relatos dos usuários sobre como a iniciativa transformou suas vidas, reafirmando a eficácia e a importância do SUS. Esses depoimentos nos motivam a continuar lutando pelo fortalecimento da saúde pública e pela melhoria da qualidade de vida da população.”
A agenda reforça o avanço das políticas de práticas integrativas e promoção da saúde em Primavera do Leste. Com o reconhecimento do trabalho desenvolvido no município e o acompanhamento de instituições como a Fiocruz e a Secretaria de Estado de Saúde, a Farmácia Viva amplia seu potencial de crescimento e de contribuição para um modelo de cuidado integral que possa inspirar outras cidades brasileiras.
Outras notícias
Outras Notícias
02 de Setembro de 2026
Primavera do Leste abre chamamento para construção da Política Municipal de Alfabetização
A Secretaria Municipal de Educação de Primavera do Leste abriu o Edital de Chamamento Público nº 001/2026 para a composição do Comitê de Elaboração da Política Pública Municipal de Alfabetização de Primavera do Leste. A iniciativa busca reunir representantes de diferentes segmentos da educaç…