Ir para a página principal do site
Primavera do Leste se destaca no enfrentamento ao sarampo e reforça eficiência da rede municipal de saúde
O município reafirma sua posição como modelo de gestão em saúde pública, preservando o selo de imunidade nacional
Fonte: Coordenadoria de Comunicação
Autor: Vilmar Kaizer
Legenda: O município intensificou as ações de imunização, com mais de 30 mil doses aplicadas, (vacinação nos ESF’s, caminhões da vacina e van: itinerante)
Primavera do Leste registrou, neste ano de 2025, seis casos de sarampo, todos pertencentes a um mesmo núcleo familiar, composto por pessoas que não haviam sido vacinadas e que se contaminaram durante uma viagem fora do país. A Secretaria Municipal de Saúde, sob a coordenação da secretária Laura Leandra, atuou de forma rápida e eficiente, identificando os casos, realizando as ações de bloqueio vacinal por meio da Vigilância Epidemiológica e acionando o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde.
O trabalho conjunto das equipes foi decisivo para conter a transmissão. No universo de aproximadamente 100 mil habitantes, apenas esses seis casos foram registrados, resultado que demonstra a eficiência e eficácia da rede municipal de saúde no combate à doença. A secretária lembra que "desde então, o município intensificou as ações de imunização, com mais de 30 mil doses aplicadas, (vacinação nos ESF’s, caminhões da vacina e van: itinerante), tornando-se uma referência estadual e nacional nas estratégias de enfrentamento e prevenção do sarampo".
Diante disso o prefeito Sérgio Machnic destaca a agilidade e a capacidade técnica das equipes de saúde municipal no enfrentamento do surto. “O secretário de Estado ficou orgulhoso de Primavera, porque considerou que se fosse outro município, talvez teria explodido o número de casos diante da falta de capacidade técnica para enfrentar o problema. Aqui, em 48 horas a equipe descobriu a origem, tomou as providências, vieram as equipes de Brasília e do estado e o resultado está aí: apenas seis pessoas contaminadas. Isso mostra o compromisso e o preparo da nossa equipe de saúde”, afirmou o prefeito.
Sérgio Machnic também enalteceu o empenho de todos os servidores e parceiros envolvidos, reforçando que o sucesso da ação é reflexo de um trabalho integrado e humano. “As pessoas fazem a diferença. Eu estou muito orgulhoso. Que Deus continue abençoando todos vocês que trabalham pela saúde, com amor, técnica e dedicação. Esse resultado é de todos nós”, completou.
Com atuação coordenada e resposta rápida, Primavera do Leste reafirmou diante do Ministério da Saúde, sua posição como modelo de gestão em saúde pública, preservando o selo de imunidade nacional. Como comparativo, o município de Campos Lindos (TO), com uma população de 8.653 habitantes, registrou 19 casos de sarampo de janeiro até o mês de agosto deste ano.
Outras notícias
Outras Notícias