Ir para a página principal do site
Primavera do Leste se destaca no enfrentamento ao sarampo e reforça eficiência da rede municipal de saúde
O município reafirma sua posição como modelo de gestão em saúde pública, preservando o selo de imunidade nacional
Fonte: Coordenadoria de Comunicação
Autor: Vilmar Kaizer
Legenda: O município intensificou as ações de imunização, com mais de 30 mil doses aplicadas, (vacinação nos ESF’s, caminhões da vacina e van: itinerante)
Primavera do Leste registrou, neste ano de 2025, seis casos de sarampo, todos pertencentes a um mesmo núcleo familiar, composto por pessoas que não haviam sido vacinadas e que se contaminaram durante uma viagem fora do país. A Secretaria Municipal de Saúde, sob a coordenação da secretária Laura Leandra, atuou de forma rápida e eficiente, identificando os casos, realizando as ações de bloqueio vacinal por meio da Vigilância Epidemiológica e acionando o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde.
O trabalho conjunto das equipes foi decisivo para conter a transmissão. No universo de aproximadamente 100 mil habitantes, apenas esses seis casos foram registrados, resultado que demonstra a eficiência e eficácia da rede municipal de saúde no combate à doença. A secretária lembra que "desde então, o município intensificou as ações de imunização, com mais de 30 mil doses aplicadas, (vacinação nos ESF’s, caminhões da vacina e van: itinerante), tornando-se uma referência estadual e nacional nas estratégias de enfrentamento e prevenção do sarampo".
Diante disso o prefeito Sérgio Machnic destaca a agilidade e a capacidade técnica das equipes de saúde municipal no enfrentamento do surto. “O secretário de Estado ficou orgulhoso de Primavera, porque considerou que se fosse outro município, talvez teria explodido o número de casos diante da falta de capacidade técnica para enfrentar o problema. Aqui, em 48 horas a equipe descobriu a origem, tomou as providências, vieram as equipes de Brasília e do estado e o resultado está aí: apenas seis pessoas contaminadas. Isso mostra o compromisso e o preparo da nossa equipe de saúde”, afirmou o prefeito.
Sérgio Machnic também enalteceu o empenho de todos os servidores e parceiros envolvidos, reforçando que o sucesso da ação é reflexo de um trabalho integrado e humano. “As pessoas fazem a diferença. Eu estou muito orgulhoso. Que Deus continue abençoando todos vocês que trabalham pela saúde, com amor, técnica e dedicação. Esse resultado é de todos nós”, completou.
Com atuação coordenada e resposta rápida, Primavera do Leste reafirmou diante do Ministério da Saúde, sua posição como modelo de gestão em saúde pública, preservando o selo de imunidade nacional. Como comparativo, o município de Campos Lindos (TO), com uma população de 8.653 habitantes, registrou 19 casos de sarampo de janeiro até o mês de agosto deste ano.
Outras notícias
Outras Notícias
31 de Dezembro de 2025
Projeto Força Vôlei se consolida como um dos principais destaques primaverenses no esporte em 2025
2025 entra para a história do Força Vôlei como um ano mágico de conquistas, recordes e projeção nacional O ano de 2025 ficará marcado como um dos períodos mais vitoriosos da história da Associação Força Vôlei, projeto desenvolvido em Primavera do Leste. Com resultados expressivos dentro e f…