Ir para a página principal do site
Secretaria de Saúde promove ação “Movimento pela Vida” para incentivar hábitos saudáveis e reforçar a doação de sangue
Evento acontece no dia 13 de junho e une atividade física, conscientização e campanha de doação de sangue
Fonte: Coordenadoria de Comunicação
Autor: Raiza Nascimento
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no próximo dia 13 de junho a ação “Movimento pela Vida – Projeto Pré-Treino”, uma iniciativa que busca incentivar a prática de atividades físicas e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados preventivos com a saúde.
A programação terá início às 6h da manhã, com concentração e largada em frente à Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), localizada na Avenida São João, nº 30, no Centro. A proposta é promover momentos de atividade física e bem-estar, reforçando que hábitos simples podem contribuir significativamente para uma vida mais saudável.
Além da mobilização esportiva, a ação também reforçará a campanha permanente de doação de sangue. Durante todo o dia, das 7h às 16h, a Unidade de Coleta e Transfusão estará recebendo doadores previamente agendados.
A secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, destaca que a campanha tem como principal objetivo sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue.
“Uma única doação pode salvar até quatro vidas. É um gesto simples, rápido e que faz toda a diferença para quem está precisando. Nosso convite é para que a população participe desse movimento de solidariedade e amor ao próximo”, ressaltou.
Para garantir melhor organização e evitar filas, as doações deverão ser agendadas previamente pelo telefone (66) 98138-0156, canal que também está disponível para esclarecimento de dúvidas.
Requisitos para doação de sangue
Para doar sangue é necessário:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar autorizados pelos pais ou responsáveis);
- Pesar mais de 50 quilos;
- Estar em boas condições de saúde;
- Não apresentar sintomas gripais;
- Apresentar documento oficial com foto.
Orientações antes da doação
- Ter dormido pelo menos cinco horas nas últimas 24 horas;
- Não estar em jejum;
- Fazer uma refeição leve, evitando alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores;
- Não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação;
- Não fumar pelo menos duas horas antes da coleta.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o convite para que toda a população participe da ação, cuide da própria saúde por meio da atividade física e contribua com a doação de sangue, ajudando a salvar vidas e fortalecer os estoques da Unidade de Coleta e Transfusão de Primavera do Leste.
Outras notícias
Outras Notícias
09 de Junho de 2026
Assistência Social participa da abertura de cursos de qualificação profissional do Programa Nos Tril…
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, participou na noite desta segunda-feira (8) da abertura oficial das turmas dos cursos de Eletricista Industrial e Operador de Pá Carregadeira, promovidos pelo Programa Nos Trilhos de Mato Grosso. A…