Ir para a página principal do site
Secretarias de Assistência Social e Saúde realizam ação voltada para pessoas em situação de rua
O objetivo foi levar os serviços das secretarias para as pessoas em situação de rua e entre outros resultados, dez pessoas aceitaram o acolhimento e foram cadastradas e conduzidas para o Albergue Municipal
Fonte: Coordenadoria de Comunicação
Autor: Denilson Paredes

Legenda: A ideia da ação conjunta partiu de um Comitê municipal instituído para debater políticas públicas para pessoas em situação de rua
Autor da Foto: Divulgação
As secretarias de Assistência Social e Saúde de Primavera do Leste realizaram na última sexta-feira (19) uma ação voltada para pessoas em situação de rua que se aglomeram na Praça da Pista de Caminhada. O objetivo foi levar os serviços das secretarias para as pessoas em situação de rua e entre outros resultados, dez pessoas aceitaram o acolhimento e foram cadastradas e conduzidas para o Albergue Municipal Santa Úrsula.
De acordo com a coordenadora do Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua da SAS, Natieli Machado, a ideia da ação conjunta partiu de um Comitê municipal instituído para debater políticas públicas para pessoas em situação de rua. “Nós decidimos fazer essa ação, que reflete a preocupação da gestão municipal com essas pessoas em situação de rua, porque vemos que essas pessoas precisam de atendimento de saúde e da própria Assistência Social, mas elas por livre iniciativa não procuram pelos serviços. Aí resolvemos por fazer a ação das duas secretarias com a finalidade de atender essas pessoas que não aceitam o acolhimento, que deve ser uma ação permanente daqui para frente”, explicou.
Ela conta ainda que entre os serviços ofertados para essas pessoas pelo Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua estão o encaminhamento para cozinha comunitária para receberem alimentação saudável e rica em nutrientes, auxílio para emissão de documentos e acolhimento na albergue Municipal, além do café da manhã para 50 pessoas fornecido pela Padaria Municipal.
Já a Secretaria de Saúde levou a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do Consultório na Rua, do Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) que ofereceu testes rápidos para detecção de inúmeras doenças e das equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (APS), também conhecidas como eMulti, que ofertou atendimento médico, atendimento psicológico, psiquiátrico, e fez encaminhamentos para outros órgãos da saúde, além de aurículoterapia e a entrega de kits de higiene e saúde.
“Essa ação tem suma importância em levar os atendimentos da Assistência Social e da Saúde neste ponto de aglomeração de pessoas em situação de rua no município, onde muitos não vão aos serviços, e dessa vez os serviços vieram até eles”, completou Natieli Machado.
Outras notícias
Outras Notícias

22 de Setembro de 2025
Semana Nacional do Trânsito: ações educativas são intensificadas nas ruas e nas escolas de Primavera…
Desde a última quinta-feira, 18, quando foi aberta oficialmente a Semana Nacional do Trânsito, a Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda (SEFAZ), tem intensificado as atividades de orientação e prevenção em Primavera do Leste. As açõe…
