Ir para a página principal do site
Secretário de Fazenda de Primavera do Leste participa de reunião nacional sobre Reforma Tributária em Brasília
O encontro, denominado “Imersão em Reforma Tributária: Governança e Desafios para a Gestão do Comitê Gestor do IBS”, reúne secretários de todo o país
Fonte: Coordenadoria de Comunicação
Autor: Vilmar Kaizer
Legenda: Vanderlei Francisconi Tolfo, e o líder da divisão de fiscalização de tributos, Fábio José de Oliveira em Brasília
O secretário municipal de Fazenda de Primavera do Leste, Vanderlei Francisconi Tolfo, e o líder da divisão de fiscalização de tributos, Fábio José de Oliveira, estão em Brasília, nos dias 18 e 19 de setembro, participando de um importante encontro de alinhamento promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
O encontro, denominado “Imersão em Reforma Tributária: Governança e Desafios para a Gestão do Comitê Gestor do IBS”, reúne secretários de todo o país para discutir os impactos da chamada Reforma Tributária do Consumo, que promete simplificar impostos, ampliar a transparência, garantir maior justiça fiscal e impulsionar o crescimento econômico.
Segundo o secretário Vanderlei Tolfo, a participação de Primavera do Leste é estratégica, já que a reforma exigirá não apenas conhecimento técnico, mas também um robusto ecossistema tecnológico para ser efetivada. “Com esta ação o município sai na frente para montar uma estratégia tributária que amenize os impactos para os contribuintes e para toda a cadeia produtiva local”, destacou.
A nova legislação está prevista para entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2026, com a fase de convergência tributária acontecendo entre 1º de janeiro de 2029 e 31 de dezembro de 2032. As mudanças vão alterar profundamente a forma como os municípios arrecadam impostos, o que torna essencial que as administrações municipais se antecipem e se preparem.
Entre as principais alterações, está a unificação dos tributos federais no Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e dos tributos estaduais e municipais no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá o atual ICMS. Serão incorporados à nova sistemática impostos como IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS.
Para Tolfo, o encontro é um marco para os gestores municipais, pois “é uma oportunidade para compreender melhor as mudanças que vão impactar diretamente os municípios. A partir desse conhecimento, poderemos instituir um Comitê Municipal para estudar, debater e preparar a cidade para os novos tempos da tributação”, conclui.
Outras notícias
Outras Notícias
19 de Novembro de 2025
Oficina reforça liderança, comunicação e gestão de conflitos entre coordenadores da Saúde de Primave…
A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste promove, até esta quarta-feira (19), a oficina “Fortalecendo os Laços Interpessoais, Liderança e Gerenciamento de Conflitos na Rede Pública de Saúde”, voltada aos coordenadores que atuam nas unidades da rede municipal. A capacitação é con…