Ir para a página principal do site
Servidores do Paço Municipal participam de capacitação do projeto Círculos da Paz do Judiciário
A ação consiste em uma capacitação para a solução de conflitos por meio do diálogo e do respeito entre as partes.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação
Autor: Denilson Paredes
Autor da Foto: Divulgação
Servidores públicos municipais de Primavera do Leste que atuam no Paço Municipal participaram de uma ação promovida pela Secretaria Municipal de Administração em parceria com o Fórum da Comarca local. Denominada Círculos de Construção de Paz, a ação consiste em uma capacitação para a solução de conflitos por meio do diálogo e do respeito entre as partes.
O secretário Municipal de Administração Carlos Laete disse considerar a iniciativa importante para o bom relacionamento entre os servidores municipais e destes com o público em geral. “Esse trabalho de melhorar o relacionamento entre servidores é uma busca pela paz no trabalho, e isso para nós é muito interessante essa ação do Tribunal de Justiça junto com o município. Hoje nós estamos com pessoas que são formadoras de opiniões e que irão divulgar esse trabalho do Tribunal de Justiça e acaba fomentando ainda mais a busca por quebra de conflito”, expôs.
A juíza Patrícia Cristiane Moreira, titular da 2ª Vara Civil da Comarca local e coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) explica que os Círculos de Paz ou Círculos de Construção de Paz são uma ferramenta da Justiça Restaurativa, que visa promover a prevenção e solução de conflitos. “Os Círculos visam principalmente o fortalecimento dos relacionamentos e a promoção de valores como pertencimento e respeito. E nós ficamos muito felizes porque o Poder Judiciário quer justamente divulgar a Justiça Restaurativa como um método não apenas de solução de conflitos já judicializados, mas principalmente de prevenção de conflitos”, afirmou.
A magistrada continua explicando que a Justiça Restaurativa consiste em métodos alternativos de solução de conflitos e de promoção de diálogo. “Para que o ser humano seja chamado a desenvolver o que ele tem de melhor, que é a capacidade de comunicação. É como diz aquele velho ditado: conversando a gente se entende. E isso é mais pura verdade, só que não é qualquer conversa. É um diálogo qualificado pela escuta ativa e pelo processo de extremo respeito”, completou.
Outras notícias
Outras Notícias
19 de Novembro de 2025
Oficina reforça liderança, comunicação e gestão de conflitos entre coordenadores da Saúde de Primave…
A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste promove, até esta quarta-feira (19), a oficina “Fortalecendo os Laços Interpessoais, Liderança e Gerenciamento de Conflitos na Rede Pública de Saúde”, voltada aos coordenadores que atuam nas unidades da rede municipal. A capacitação é con…