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Servidores do Procon de Primavera do Leste participam de treinamento para aprimorar atendimento ao consumidor

Capacitação contou com palestras, atividades práticas e ações voltadas à educação para o consumo de crianças e idosos

  • Publicado em 10/10/2025
  • Atualizado em 10/10/2025

Fonte: Coordenadoria de Comunicação

Autor: Vilmar Kaizer

Legenda: Durante os dois dias de capacitação, foram abordados diversos temas relacionados ao funcionamento do órgão, procedimentos, entre outros assuntos

Nos dias 08 e 09 de outubro, a equipe do Procon Municipal de Primavera do Leste participou de um treinamento promovido em parceria com representantes do órgão estadual, com o objetivo de aprimorar os serviços prestados e qualificar ainda mais o atendimento oferecido à população. Entre os integrantes, estiveram presentes um conciliador de defesa do consumidor e uma servidora, do setor administrativo do órgão estadual, que se assemelha a um “cartório”, dentro do Procon.

Durante os dois dias de capacitação, foram abordados diversos temas relacionados ao funcionamento do órgão, procedimentos de atendimento, registro de reclamações, mediação e conciliação entre consumidores e fornecedores, além de aspectos sobre decisões, interposição e julgamento de recursos.

“Foi um treinamento muito importante, em que revisamos todas as etapas do processo, desde o início até o encerramento. Pudemos comparar o que já estávamos fazendo, corrigir e aprimorar práticas. Foi uma troca muito produtiva e enriquecedora para toda a equipe”, destacou Aline.

Como parte da programação, o grupo também realizou uma palestra educativa na Escola Municipal EMEF Tia Dejane, no bairro Primavera III, voltada à Educação para o Consumo. A atividade envolveu alunos de cerca de 12 anos de idade e abordou temas como educação financeira e consumo consciente. “As crianças participam bastante, fazem perguntas, compartilham experiências. É muito gratificante ver o interesse delas por temas tão importantes para o dia a dia”, relatou a coordenadora.

O encerramento das atividades aconteceu na tarde de quinta-feira, 09, no Centro de Convivência do Idoso (Conviver), com uma palestra sobre “Consignados, Passagens e Golpes”, em alusão ao Dia do Idoso (1º de outubro). “Os idosos são um público muito vulnerável, principalmente por serem aposentados, o que os torna alvo frequente de golpes e empréstimos consignados. Foi uma conversa muito produtiva, com muitas dúvidas e trocas. Eles participam, relatam casos da família, são muito receptivos e interessados”, reforçou Aline.

Durante a ação, também foram distribuídos exemplares do mini Código de Defesa do Consumidor (CDC).

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