Seção de atalhos e links de acessibilidade

Setembro Amarelo: atividade no albergue municipal contou com a equipe do Consultório na Rua

No encontro foram abordadas práticas da saúde mental e corporais, além da divulgação dos serviços da atenção primária

  • Publicado em 11/09/2025

Fonte: Coordenadoria de Comunicação

Autor: Vilmar Kaizer

Legenda: Esta foi a segunda atividade desenvolvida e contemplou o usuários do albergue municipal

Durante este mês, a Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste, por meio do e-Multi (equipe composta por profissionais de saúde, de diferentes áreas do conhecimento e categorias profissionais) que atua na Atenção Primária à Saúde (APS), está realizando diversas atividades em alusão ao “Setembro Amarelo”, campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

A primeira ação ocorreu na terça-feira, 9 de setembro, com uma roda de conversa voltada ao grupo de práticas corporais no ESF 06. Já a segunda atividade foi realizada na manhã desta quinta-feira, 11, nas dependências do Albergue Municipal, em parceria com a equipe do Consultório na Rua. O público-alvo foram os usuários do espaço, convidados a participar da atividade.

Segundo a coordenadora do Consultório, a assistente social Viviane, a iniciativa tem como objetivo aproximar a população em situação de vulnerabilidade dos serviços de saúde disponíveis no município. “A cada 15 dias o Consultório na Rua realiza atividades de prevenção e orientação no albergue. Hoje, dentro do calendário do Setembro Amarelo, trouxemos uma roda de conversa sobre saúde mental e práticas corporais, além da divulgação dos serviços da atenção primária”, explicou.

Ela pontua que o Consultório na Rua atua como uma unidade básica itinerante, oferecendo atendimento direto às pessoas em situação de rua. Entre as ações realizadas estão vacinação, controle de pressão arterial, cadastros e encaminhamentos para demais serviços de saúde, além de acompanhamento multiprofissional.

A programação do Setembro Amarelo segue ao longo do mês, encerrando no dia 30. A próxima atividade está marcada para segunda-feira, 15 de setembro, em parceria com a Secretaria de Obras do município.

práticas
saúde mental
albergue municipal
setembro amarelo
atividades
ações
secretaria de Saúde
Icone CookiesPrivacidade

Active

plugin