Ir para a página principal do site
UPA 24 Horas mantém atendimento integral no mês de dezembro e reforça orientações para o período de fim de ano
Coordenadora da unidade, Isabel Lourenço, detalha fluxo, triagem, aumento de demanda e orientações para uso correto dos serviços de urgência e emergência
Fonte: Coordenadoria de Comunicação
Autor: Coordenadoria de Comunicação
Legenda: Dezembro costuma apresentar aumento na procura por atendimentos
Com a chegada de dezembro e o aumento tradicional das demandas de saúde no fim de ano, a UPA 24 Horas de Primavera do Leste seguirá funcionando normalmente, sem interrupções, durante todo o mês. A coordenadora da unidade, Isabel Lourenço, explica que a UPA permanece em porta aberta, recebendo tanto pacientes em situação de urgência e emergência quanto aqueles que procuram atendimento por demanda espontânea.
“A UPA permanece aberta durante todo esse mês de dezembro. Nosso fluxo segue normal: pacientes graves chegam pelo ponto de emergência, enquanto os demais entram pela porta principal, onde é feita a ficha e encaminhamento inicial”, destacou Isabel.
Segundo ela, dezembro costuma apresentar aumento na procura por atendimentos. “As pessoas ficam mais atentas às questões de saúde, buscam a unidade para resolver pendências e, com as festividades, cresce também a chegada de pacientes pelo ponto de emergência. Infelizmente, por conta de maior movimento, viagens e distrações, há mais acidentes de trânsito nessa época. Não é o que queremos, mas estamos preparados para receber quem precisar”, disse.
Como funciona a triagem na UPA 24 Horas
Ao chegar na unidade, o paciente passa primeiro pela recepção, onde a equipe realiza a ficha de atendimento. Em seguida, ele é direcionado ao processo de triagem, que foi reforçado com um novo sistema organizado em duas etapas:
• Triagem 1 e Triagem 2: os pacientes são chamados pelo telão, se dirigem ao setor e passam por coleta de dados, histórico clínico, identificação da queixa principal e verificação dos sinais vitais.
• Após essa etapa, é realizada a classificação de risco, conforme a gravidade. O paciente recebe uma pulseira colorida, que corresponde ao nível de prioridade do atendimento.
• A partir daí, ele aguarda para ser chamado pelo médico, não por ordem de chegada, mas sim pela gravidade apresentada.
UPA não substitui atendimentos de rotina
Isabel reforça que a UPA tem função específica dentro da rede de saúde.
“Os pacientes que devem procurar a UPA são aqueles com algum agravamento ou condição que necessita atendimento imediato. Para consultas de rotina, check-ups e exames, o ideal é que o cidadão procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência”, explicou.
Unidade preparada para o período de festas
Com equipe reforçada e organização interna ajustada, a coordenadora afirma que a UPA está apta a atender a população durante todo o mês.
“Estamos preparados para acolher cada paciente com responsabilidade e segurança, mantendo o fluxo organizado e priorizando quem realmente está em situação de risco”, concluiu Isabel Lourenço.
A UPA 24 Horas reforça que permanece à disposição da população de Primavera do Leste todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, garantindo o atendimento essencial de urgência e emergência neste fim de ano.
Outras notícias
Outras Notícias
31 de Janeiro de 2026
Prefeitura atua de forma imediata após abertura de buraco na Avenida Dovilío Ometto
Na tarde deste sábado (31), um buraco se abriu na Avenida Dovilío Ometto, no bairro Novo Horizonte, em razão das constantes chuvas registradas em Primavera do Leste. A situação oferecia risco à segurança de motoristas, motociclistas e pedestres que trafegam pelo local. Ao tomar conhecimen…