Ir para a página principal do site
Ciclo de Palestras realizado pelo Procon em Primavera do Leste, traz informações e esclarecimentos sobre os Direitos do Consumidor
O evento oferece a possibilidade de ampliar as discussões em torno do Código de Defesa do Consumidor, bem como instruir comerciantes
Fonte: PROCON
Autor: Coordenadoria de Comunicação
Na noite desta quinta-feira, 17, o Procon Municipal, a 22ª Subseção da OAB e o Procon Estadual, promoveram um ciclo de palestras relacionadas ao Direito do Consumidor, voltado a advogados, empresários, funcionários de empresas e estudantes primaverenses. A ação teve por objetivo levar conhecimento sobre a legislação consumerista; networking com profissionais da área; esclarecer dúvidas e repassar informações atualizadas sobre as práticas do Procon.
O evento foi realizado no auditório da OAB e contou com a coordenadora do Procon Municipal, Aline Crema Fossari, representantes da OAB: Cássia Kuczkovski, vice-presidente da Comissão do Direito do Consumidor, Marco Hepp - diretor da OAB e Jeferson Neves - Procon Mato Grosso. Também fizeram parte do dispositivo a advogada, conciliadora do Procon Estadual e deputada federal, Gisela Simona e o Fiscal, Rogério Chapadense, ambos palestrantes do Ciclo.
A coordenadora do Procon Municipal, Aline Fossari, avaliou de modo muito positivo o encontro, tendo em vista que "o prestígio dos participantes, recebendo uma equipe capacitada, que veio para transmitir informações de relevância, foi muito importante. Recebemos aqui figuras de expressão, entre elas a doutora Gisela, que também circula no meio político e tem um amplo conhecimento sobre o assunto. Acredito que se fortalecermos a relação entre o Procon e o consumidor, quem sai ganhando como um todo é a própria sociedade primaverense", pontua.
A palestrante, Gisela Simona, que abordou em sua palestra, assuntos diretamente relacionados ao Código de Defesa do Consumidor, que completa 30 anos em 2025, ressaltou que "este é um momento dedicado à educação para o consumo, pois sabemos que hoje o fornecedor que está no mercado, gera impostos, contrata e contribui com a economia local, precisa conhecer os detalhes da lei para saber como aplicar no dia a dia corretamente".
A conciliadora do Procon Estadual avalia ainda que "o Brasil tem muitas leis e ter conhecimento, além de informação é importante, pois momentos como estes são muito ricos e o fornecedor poder contar com o apoio do órgão traz soluções. Isso significa observar os dois lados: seja na visão de quem está no Procon, ou para quem está na outra ponta, expondo e vendendo seus produtos.
Em relação à evolução do Código de Defesa do Consumidor, Gisela Simona lembra que as relações digitais não têm contempladas no Código tudo o que oferecem neste universo, porém se entende que, "aquilo que se aplica ao mundo físico, também está integrado ao mundo digital" e isso leva as pessoas a irem se adequando, evoluindo de acordo com as mudanças que acontecem no mercado.
A respeito do superendividamento, um problema mais recente, até mesmo para ele hoje se encontram mecanismos, através dos Procons, para poder ajudar o consumidor a sair dessa situação. Finalizando, a deputada avalia que o ciclo de palestras em Primavera do Leste "foi um momento especial para divulgar a legislação, ouvir as demandas e fazer os ajustes necessários".
Outras notícias
Outras Notícias
30 de Dezembro de 2025
Nota Oficial - Finalização do Gramado no Cerradão
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria de Esportes, informa que as obras de implantação do novo gramado do Estádio Antônio Santo Renosto (Cerradão) registraram um pequeno atraso em relação ao cronograma inicialmente previsto, provocado exclusivamente por condições climáti…