Ir para a página principal do site
Procon de Primavera convida empresas de internet e telefonia para alinhamento à Lei Municipal
O encontro foi mais uma etapa no intuito de que seja promovida a retirada de cabos e fios em excesso nos postes
Fonte: Coordenadoria de Comunicação
Autor: Vilmar Kaizer
Legenda: O próximo passo deverá ser o de encontrar um destinatário que recebe o material de forma correta
Representantes de empresas de telefonia e provedores de internet que atuam em Primavera do Leste se reuniram na manhã desta quinta-feira (11) com a coordenação do Procon Municipal. O encontro, promovido pelo próprio órgão de defesa do consumidor, contou ainda com a participação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, vereadores e a gestora local da concessionária Energisa.
O principal tema da reunião foi a Lei municipal que determina a retirada de cabos e fios instalados nos postes que não estejam mais sendo utilizados, medida que visa reduzir a poluição visual e prevenir acidentes. A legislação estabelece ainda a destinação adequada do material e prevê penalidades, que vão desde notificações até multas aplicáveis tanto à empresa responsável quanto à concessionária de energia, que responde de forma solidária.
A coordenadora do Procon, Aline Crema Fossari, explicou que a lei resolve dois problemas antigos: a falta de regulamentação legal e a dificuldade de identificar o proprietário da fiação abandonada. Segundo ela, a fiscalização atualmente é feita em conjunto com as secretarias de Obras e Meio Ambiente, que auxiliam na identificação do material, para então acionar as empresas responsáveis.
A reunião desta manhã foi organizada em função do alinhamento entre as partes, o que a gestora do Procon considera muito positivo, pois ela entende que "o diálogo sempre é a melhor opção e quando todos estão envolvidos as soluções conjuntas são encontradas com maior facilidade", avalia.
Com relação aos materiais que se aglomeram nos postes e são motivo de reclamação popular, a coordenadora pontua que “enquanto o serviço está em uso, tudo bem. Mas, quando não é mais utilizado, os cabos permanecem nos postes, se degradam com o tempo e podem causar acidentes, além da poluição visual. Por isso, precisamos de uma ação conjunta entre órgãos públicos e empresas”, destacou Aline.
O coordenador de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Rocha, reforçou que o recolhimento do material segue normas ambientais e explicou que as Associações parceiras do programa Procatador da Prefeitura ainda conseguem destiná-los. "Estes cabos de fibra óptica, apesar de serem recicláveis, não são recebidos pelas duas centrais que temos atualmente, pois eles não contam com parceiros para encaminhamento final", frisou.
O vereador Marcondes Martignago lembrou que a lei atende a uma demanda constante da população, que faz reclamações sobre cabos soltos, e destacou a importância de soluções conjuntas para garantir segurança e destinação correta do material.
A gestora local da Energisa, Cleonice, informou que a concessionária já possui um serviço terceirizado de recolhimento de cabos excedentes, realizado conforme cronograma, e que esse material pode ser repassado às demais empresas participantes da iniciativa.
Uma das próximas etapas é encontrar um destinatário para este material, o que deverá ser feito ao longo dos próximos dias. Ao final, Aline Fossari avaliou o encontro como muito positivo, ressaltando que além da questão do diálogo entre órgãos públicos e empresas, o trabalho será essencial para garantir a retirada dos fios, prevenir acidentes e melhorar a estética da cidade.
Outras notícias
Outras Notícias
30 de Dezembro de 2025
Nota Oficial - Finalização do Gramado no Cerradão
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria de Esportes, informa que as obras de implantação do novo gramado do Estádio Antônio Santo Renosto (Cerradão) registraram um pequeno atraso em relação ao cronograma inicialmente previsto, provocado exclusivamente por condições climáti…