Ir para a página principal do site
Secretário de Desenvolvimento Econômico apresenta projeto estratégico ao vice-governador Otaviano Pivetta em Cuiabá
Para tratar do tema, foi formada uma comissão envolvendo representantes de Primavera do Leste e do IFMT
Fonte: Coordenadoria de Comunicação
Autor: Vilmar Kaizer
Legenda: Juntos, no encontro com o vice-governador, representantes da prefeitura, do IFMT, Secretaria Estadual e Assembleia Legislativa
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Primavera do Leste, Fábio Parente, esteve em Cuiabá anteriormente ao recesso de final de ano, em visita institucional ao gabinete do vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta. A agenda teve como principal objetivo a apresentação de um projeto estratégico voltado ao fortalecimento da educação técnica e da qualificação profissional no município.
Na ocasião ele esteve acompanhado do Secretário Adjunto de de Educação Profissional e Superior - MT, Dimorvan Brescancim. Também participaram, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi e o secretário municipal de Governo, Valfredo Rodrigues.
A iniciativa surgiu a partir de uma demanda do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que solicitou apoio para a implantação de novos laboratórios voltados à oferta do curso de mecânica de aviação. A proposta foi articulada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e viabilizada com o apoio da Secretaria de Governo, resultando na doação do projeto arquitetônico para a futura construção dos espaços.
Para tratar do tema, foi formada uma comissão envolvendo representantes de Primavera do Leste e do IFMT, que apresentou oficialmente o projeto ao vice-governador. Durante a reunião, Otaviano Pivetta avaliou a proposta como altamente viável e estratégica para o desenvolvimento regional, destacando a importância da qualificação técnica alinhada às demandas do mercado.
“Apresentamos o projeto ao vice-governador, que considerou a iniciativa muito boa e, de imediato, solicitou que fossem buscados os recursos necessários dentro das estruturas do Governo do Estado para viabilizar essa obra”, explicou o secretário Fábio Parente.
Na ocasião, o vice-governador determinou que a presidência da fundação estadual responsável por fomentar projetos de ciência, tecnologia e inovação fosse acionada para encaminhar a captação dos recursos. A expectativa é que, já no próximo ano, seja possível dar início ao processo licitatório, que será conduzido pela Prefeitura de Primavera do Leste, para a construção dos novos laboratórios.
A obra será executada dentro do espaço físico do IFMT no município, a um custo de R$ 6 milhões de reais em um trabalho conjunto entre a instituição federal e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. O curso de mecânica de aviação, considerado um desafio inovador, deverá posicionar Primavera do Leste entre os primeiros municípios de Mato Grosso a oferecer essa formação específica.
“Será um dos primeiros cursos dessa natureza no estado, e isso coloca Primavera do Leste em destaque no cenário da formação técnica e tecnológica”, ressaltou Parente, sendo que além da implantação dos laboratórios, a proposta abre caminho para futuras parcerias ainda mais amplas.
A médio e longo prazo, a articulação entre Município, IFMT e Governo do Estado poderá resultar na criação de um centro tecnológico, ampliando as oportunidades de inovação, capacitação profissional e desenvolvimento econômico para a população primaverense.
A gestão municipal segue empenhada em buscar parcerias e investimentos que fortaleçam a educação técnica, preparem mão de obra qualificada e impulsionem o crescimento sustentável de Primavera do Leste.
Outras notícias
Outras Notícias
20 de Junho de 2026
Inauguração de terminal ferroviário consolida novo marco do desenvolvimento logístico para Primavera…
Primavera do Leste viveu neste sábado (20) um dos momentos mais importantes de sua história no desenvolvimento econômico e logístico com a inauguração do primeiro terminal ferroviário da região. Localizado às margens da BR-070, entre os municípios de Dom Aquino, Campo Verde e Primavera do Le…