Ir para a página principal do site
Programa Fila Zero garante acesso à cirurgia bariátrica e transforma vidas em Primavera do Leste
Parceria entre Município e Governo do Estado já possibilitou a realização de 82 cirurgias em 2025, promovendo saúde, dignidade e qualidade de vida à população
Fonte: Coordenadoria de Comunicação
Autor: Raiza Nascimento
O processo de cirurgia bariátrica realizado em Primavera do Leste ocorre por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e o Município, dentro do programa Fila Zero. A porta de entrada para o procedimento é a Atenção Primária, nas unidades básicas de saúde, onde o paciente passa por avaliação com clínico geral e inicia um acompanhamento multiprofissional de dois anos.
Somente no ano de 2025, 82 cirurgias bariátricas foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), demonstrando o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso a procedimentos de alta complexidade e garantir mais qualidade de vida à população.
A Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado continuamente para oferecer não apenas tratamento, mas também dignidade e bem-estar aos pacientes. A cirurgia bariátrica, além de auxiliar na perda de peso, contribui diretamente para a melhora de diversas condições de saúde e para a retomada da autonomia no dia a dia.
Gisely Ortegas é uma das pacientes beneficiadas pelo programa e relata que sua vida mudou completamente após a cirurgia, realizada há nove meses pelo SUS.
“Antes, eu tinha uma rotina muito limitada e vários problemas de saúde. A cirurgia me proporcionou mais disposição para as atividades do dia a dia e melhorou muito a minha qualidade de vida”, afirmou.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Primavera do Leste com políticas públicas de saúde que priorizam o cuidado integral, a prevenção e a promoção de uma vida mais saudável para a população.
Outras notícias
Outras Notícias
13 de Fevereiro de 2026
Forró da Dito retorna neste sábado (14) com show de Ney Matos em Primavera do Leste
Depois de uma pequena pausa, o tradicional Forró da Dito retoma sua programação normal no próximo sábado (14), em Primavera do Leste. A atração da noite será o cantor Ney Matos, prometendo animar o público com muito forró e música nordestina. Os encontros acontecem sempre na Praça Dito El…