Ir para a página principal do site
Saúde inova e passa a ofertar Implanon gratuitamente pelo SUS
Município é pioneiro em Mato Grosso na implantação do método contraceptivo de longa duração
Fonte: Coordenadoria de Comunicação
Autor: Raiza Nascimento
Legenda: Primavera do Leste é o primeiro município do Estado de Mato Grosso a realizar a inserção do Implanon
A Secretaria Municipal de Saúde passa a ofertar o Implanon, método contraceptivo de longa duração, reversível e de alta eficácia, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa amplia o acesso das mulheres a tecnologias modernas de planejamento reprodutivo, garantindo mais autonomia, segurança e cuidado com a saúde reprodutiva.
O contraceptivo é disponibilizado pelo Ministério da Saúde e é o mesmo utilizado na rede particular, já que há apenas um fabricante no Brasil. O Implanon é totalmente gratuito e considerado um dos métodos mais seguros disponíveis atualmente, com eficácia comparável ou até superior à laqueadura.
Segundo a Secretaria de Saúde, o município se antecipou ao processo de implantação.
“Foi realizada uma reunião juntamente com a equipe técnica para capacitar os profissionais e garantir a colocação dos implantes de forma rápida. Somos o primeiro município do Estado de Mato Grosso a realizar a inserção do Implanon com essa remessa encaminhada pelo Ministério da Saúde”, destaca a pasta.
De acordo com a profissional Laís, o método se destaca pela tecnologia, segurança e praticidade.
“É um método de longa duração, reversível e de alta eficácia. Hoje, é o mais seguro que temos disponível. O risco de gravidez é extremamente baixo, o que torna o Implanon uma excelente opção para muitas mulheres”, explica.
A inserção do implante é um procedimento simples, realizado com anestesia local, sob responsabilidade de profissionais devidamente capacitados. O método tem duração de até três anos e, após a remoção, a fertilidade retorna de forma rápida.
O Implanon é indicado para mulheres e adolescentes de 15 a 49 anos que desejam a contracepção. Para ter acesso, é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e passar por consulta com enfermeiro ou médico da Atenção Primária à Saúde. Durante a consulta, o profissional avalia as condições de saúde e, em conjunto com a paciente, define se o método é o mais adequado.
Caso haja indicação, a mulher é encaminhada ao Planejamento Familiar, responsável pelo agendamento da inserção. A paciente será informada via WhatsApp sobre a data e local do procedimento, que será realizado em uma UBS, conforme orientação da equipe.
A oferta do implante subdérmico ocorrerá de forma gradual, conforme critérios de prioridade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
Pré-requisitos
• Ser residente no município
• Desejar a contracepção
• Ter entre 15 e 49 anos
Critérios de prioridade
• Mulheres com contraindicação a outros métodos contraceptivos
• Mulheres em situação de rua
• Mulheres vivendo com HIV/AIDS em uso de dolutegravir
• Mulheres em uso de talidomida
• Mulheres privadas de liberdade
• Profissionais do sexo
• Mulheres em tratamento de tuberculose em uso de aminoglicosídeos
A Secretaria de Saúde reforça que os critérios de prioridade não excluem outros públicos. Gradualmente, o método será disponibilizado a todas as mulheres e adolescentes de 15 a 49 anos. A decisão pelo uso do Implanon deve partir da própria usuária, em diálogo com os profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS), respeitando critérios de elegibilidade e a escolha individual.
Outras notícias
Outras Notícias
13 de Fevereiro de 2026
Forró da Dito retorna neste sábado (14) com show de Ney Matos em Primavera do Leste
Depois de uma pequena pausa, o tradicional Forró da Dito retoma sua programação normal no próximo sábado (14), em Primavera do Leste. A atração da noite será o cantor Ney Matos, prometendo animar o público com muito forró e música nordestina. Os encontros acontecem sempre na Praça Dito El…